quarta-feira, 29 de junho de 2011

Centro Cultural Abrigo de Bondes recheado de cultura em 2010

O Centro Cultural Abrigo de Bondes completou um ano em 2010, com uma programação extensa. Durante os doze meses recebemos música, dança, palestras, teatro e desfile de moda, mostrando que cultura abrange tudo isso e muito mais.
A programação começou com uma homenagem a Antônio Callado, com a leitura dramatizada da peça “Tesouro de Chica da Silva”, com o grupo Cenas Escolhidas e a participação especial da atriz Maria Ceiça e do ator Roberto Sá. A direção foi Tessy Callado. Também recebemos no mês de março o Concurso Miss Niterói, sendo ele o único que dá acesso ao Miss Rio de Janeiro, Miss Brasil e ao Miss Universo.
Com as terríveis chuvas de abril, o Centro Cultural em parceria com a Fundação de Arte de Niterói e com o produtor Leonardo Rivera organizou o SOS Niterói Música na ACCAB, com o cunho totalmente beneficente, para angariar mantimentos para os desabrigados, no evento vários músicos de Niterói se revezaram no palco, que durou mais de oito horas. Depois foi a vez do teatro, com “A Louca História de Romeléti”, que misturava luxúria e traição, amor e loucura. Também recebemos o I Colóquio Franco - Brasileiro de Psicologia, com o tema “Os nomes do Pai na clínica psicanalítica”, onde estiveram presentes psicanalistas franceses e brasileiros, depois foi a vez da área jurídica com o I Congresso Jurídico de Niterói, com o tema Reformas no Direito Processual Brasileiro, que contou com a presença dos mais conceituados processualistas do país, entre eles Desembargadores, Juizes, Promotores, Defensores Públicos e Advogados.
Em junho tivemos início da oficina cultural do professor Luciano Motta, com aulas gratuitas de hip hop para 3ª idade e adolescentes. No mês seguinte começamos a fazer parte do circuito do Projeto Pra Ver a Banda Passar, com apresentações mensais da Banda Santa Cecília, na parte externa do Abrigo de Bondes, também recebemos o Encontro da Secretaria Municipal de Acessibilidade, quando a Secretaria Tânia Rodrigues fez a entrega de credenciais de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.
Em agosto recebemos a Campanha de Doação de Medula Óssea em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação de Arte de Niterói e Hemorio, durante os dois dias de evento recebemos mais de 3.000 doadores. Também teve o show Divas – Dança do Ventre, o espetáculo contou com a presença de cantores libaneses e egípsios, que apresentaram músicas árabes instrumentais e o espetáculo “Joana e a fúria de Chinelão”, com a Companhia de Títeres Bonecos de Madeira, onde os títeres de vara e luva davam vida a um grupo de insetos que sob o comando de uma joaninha muito divertida entraram numa batalha para salvar a sua espécie. Em agosto também demos início as Oficinas de Violão e Cavaquinho, com o professor Cássio Tucunduva.
Em setembro recebemos o I Festival de Esquetes Teatrais sobre Trânsito, com o tema “Acidente de Trânsito tem Remédio” realizado pelo Departamento de Educação para o Trânsito, da NITTRANS. Em seguida sediamos as palestras do III Congresso Sudeste de Ciências do Esporte do CGCE.
Em outubro, o cantor, compositor e poeta Erler Gomes apresentou o espetáculo "Canções da Estrada", onde ele mesclou composições próprias com a de autores conhecidos da MPB, como Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro e Djavan.
Final de ano foi chegando e a agitação no Centro Cultural Abrigo de Bondes foi aumentando, em novembro recebemos a 1ª Mostra de Dança Cigana “Gypsy Festival”, organizado pela coreógrafa de dança cigana Arilce Xavier, que contou com a presença de 19 grupos de dança cigana. Depois foi a vez da Fundação Municipal de Educação junto com a Editora Melhoramentos apresentar o Festival Literário Magia de Ler, que contou com uma exposição de trabalhos pedagógicos propostos pelo programa e desenvolvidos por professores da Rede em sala de aula, como estímulo à formação de leitores. O evento contou ainda com tarde de autógrafos e palestra ministrada pelo ilustrador e escritor Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica e autor de alguns títulos contidos no kit distribuído aos estudantes de 1º e 2º ciclos. Em seguida a FME realizou a I Mostra Mais Educação, com apresentações teatrais, danças e corais de alunos de onze escolas da Rede. O Mais Educação é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal e tem como objetivo contribuir para a consolidação do direito de aprender e de uma educação integral e integrada no Brasil, depois foi a vez dos “pequenos”, que aprenderam brincando desde o primeiro semestre, com o Projeto Lego Zoom, apresentarem uma grande exposição com os seus trabalhos e oficinas que contemplaram crianças de 3 a 5 anos. O evento contou com a participação de mais de 500 crianças da Rede Municipal de Educação.
Também recebemos pela segunda vez consecutiva a Feira Fonográfica em Niterói, esse ano na sua terceira edição, com palestras, entrevistas e depoimentos de pessoas vencedoras no meio fonográfico, pedagógico e artístico. Fechando o mês recebemos o espetáculo de dança do ventre e folclore árabe “Saara”, que se propôs a apresentar a dança do ventre em seus aspectos mais místicos, envolvendo o espectador em uma aura de pura magia e sedução.
Fechando o ano recebemos IV espetáculo, do projeto Dançarte ANDEF/FAETC,”Sentidos”, além de abordar a questão da pessoa com deficiência física, estendeu o seu trabalho aos outros tipos de deficiência.  Depois foi a vez dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional de Niterói contarem através de poesia, ciranda, peça teatral e cantigas tudo que aprenderam sobre a Colônia dos Pescadores de Itaipu e Jurujuba, no espetáculo “Tempo de Pesca”, Também tivemos as escolas de dança com as suas apresentações de final de ano, com os espetáculos “Bem Brasil”, da Escola de Dança Movimentarte, “Harém” de dança árabe, “Sentimentos em Movimento”, do Studio de Dança Corpo e Movimento e “Volta ao Mundo” da Amazonas Dance. Sem falar no desfile de formatura da School Models. Para fechar o ano com chave de ouro tivemos a apresentação final das Oficinas ministradas no Centro Cultural como a Oficina de violão e cavaquinho, com Cássio Tucunduva, a Oficina de Hip Hop do professor Luciano Motta  e a apresentação da Banda Municipal Banda Santa Cecília e Coral da Clin, que ensaiam semanalmente no nosso espaço. 



Texto: Mariana Pache
Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante para nós.