quarta-feira, 6 de julho de 2011

CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES RECEBE A EXPOSIÇÃO “BONECOS ENCANTADOS DO JORGE ABREU”


 O desenhista Jorge Abreu traz para o Centro Cultural Abrigo de Bondes, a partir de 06 de julho a exposição “Bonecos Encantados do Jorge Abreu”, com a curadoria de Teca Nicolau. A mostra é composta por diversos bonecos, cada um confeccionado de um jeito bem diferente, despertando o lado bom da infância, a capacidade de cada um em imaginar todas as possibilidades possíveis, um dragão gigante, rolos livres com caras engraçadas, bichinhos, sonhos. Enfim, uma exposição divertida, acessível às crianças, e adultos que tem uma identificação imediata com este universo mágico. Entrada Gratuita.
O artista Jorge Abreu separou 20 peças para esta mostra. Todas elas são confeccionadas com material reciclado e poderão ser manipuladas pelo público. As crianças vão se divertir com diversos bonecos, entre eles, uma boneca de corda e outra feita de palito de picolé, para incentivar as crianças a darem novos sentidos aos materiais que vão para o lixo. Também estarão presentes o casal de neguinhos, que são feitos de espuma e tecido, a japonesa, feita de tecido e isopor, a lata de lixo, Úrsula, um polvo feito todo de espuma, as galinhas feitas de espuma e pelúcia e muito mais.
            Os materiais usados na confecção dos bonecos são: Espuma, tecidos, PVC, Borracha, plásticos, ferragens, acetatos coloridos, os bonecos são de diversos tamanhos, a Hipopótamo e a boneca da Eliana tem altura entre 1.10 a 1.80m, os bonecos são de espetáculos teatrais, e de manipulação, que pode ser feita de diversas formas, manipulação direta, manipulação indireta, bonecos fantasias que podem ser parte do corpo do manipulador, o que da a impressão de realismo incrível sem falar que desta forma os bonecos tem vida própria podendo transitar pelo publico.
Sobre Jorge Abreu
Desenhista por formação desenvolve cenários para eventos, espetáculos teatrais, produz bonecos de todas as formas e tamanhos usando materiais diversos e alternativos como: Espumas, plásticos, vasilhas, ferragens, tecidos, PET, PVC e até lixo, Ganhou notoriedade nos concursos de fantasias sendo um dos artistas com mais de 300 premiações, esse ano foi considerado um dos dez melhores body artist do Brasil em Artes Cênicas com maquiagens de efeito pelo Conexão Beauty Art da AVON, em 2010 foi um dos expositores do Festival de Presépios do Rio de Janeiro, com seu trabalho exposto a céu aberto no Jardim de Alah, em Ipanema, evento realizado com apoio da Rede Globo que entrou para o Guines Book como maior exposição a céu aberto do mundo, trabalha pra escolas de samba e esse ano foi responsável pela maquiagem de um dos principais destaques do carro Avatar da Escola de Samba Unidos da Tijuca, já participou de diversos trabalhos para programas de TV como Xuxa Park, Raul Gil, Faustão, e programa da Eliana onde confeccionou a boneca da apresentadora se apresentando no programa Bom dia e CIA da Rede Record

BONECOS ENCANTADOS DO JORGE ABREU – CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES
Visitação: de 06 de julho a 06 de agosto
Horário: de terça a sexta-feira, das 11h às 17h; sábados, das 12 às 16 horas
Local: Espaço Antônio Callado - Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, 100, Centro
Tel: 2620-8169
GRATUITO


Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar o Centro Cultural Abrigo dos Bondes pelas excelentes exposições que vêm apresentando tanto para crianças quanto para adultos. Tive a oportunidade de ver a Exposição Araci de Almeida, do Chacrinha dos Bonecos Encantados e agora a de Caricaturas e realmente adorei! Continuem assim, brindando os niteroienses com exposições bem interessantes!

    Shèlly Fortuna

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua opinião é muito importante para nós.