quarta-feira, 4 de abril de 2012

CENTRO CULTURAL ABRIGO DE BONDES RECEBE CARICATURAS EM PASTEL SECO DO CARICATURISTA DAN

O artista Dan expõe suas caricaturas de Ronaldinho Gaucho, Oscar Niemeyer, Edmundo, Xuxa, Roberto Carlos, entre outros a partir do dia 11 de abril, no Centro Cultural Abrigo de Bondes. Único caricaturista no Brasil a utilizar a técnica em pastel seco sobre canson, Dan que é niteroiense espera agradar os seus conterrâneos, com as suas 22 caricaturas. A curadoria é de Teca Nicolau.
Sobre Dan
Morador do bairro da Engenhoca, em Niterói, o caricaturista Dan foi nascido e criado na comunidade da Coronel Leôncio (no mesmo bairro), onde aprendeu a desenvolver seus primeiros traços. Na infância desenhava em tudo que via pela sua frente, (cadernos velhos, papel de pão, parede da própria casa, contracapas de Bíblia e livros).
Estudou em escolas públicas e fez cursos básicos de desenho na sua adolescência, aprendendo diversas técnicas (Grafite, aquarela, lápis de cor, pastel seco, bico de pena, ecoline entre outras).
           Fazer caricaturas na técnica em pastel seco sobre canson foi mais um desafio do artista Daniel Souza da Silva (Dan), que começou sua carreira bem jovem, aos 16 anos já ilustrava para o jornal A Tribuna de Niterói, seus trabalhos também foram publicados em vários jornais, entre eles, O Fluminense, Jornal de Icaraí, Jornal do Brasil, Jornal dos Sports, Opinião Pública, Sete Dias, Jornal da Cidade, O Porta Voz entre outros. Foi ilustrador do livro Balaio da jornalista Terezinha Bittencourt (Tetê) e também da Revista Só Funk do DJ Malboro, e atualmente trabalha como design gráfico nos jornais O Dia e Meia Hora.
           Teve seus desenhos em várias exposições no Rio de Janeiro e em Niterói (Mostra de Humor Ecológico na Vila Abraão em Ilha Grande (RJ) Edifício Number One na Avenida Rio Branco, Museu do Ingá, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, etc...)
Participou de várias exposições de caricaturas ao lado de cartunistas consagrados como: Ziraldo, Chico Caruso, Ique, Jaguar, Aroeira, Nani, Ferreth, Gil entre outros.
           Se apresentou em vários Salões de Humor: Carioca, Piracicaba, Cataguases, Teresina, Mangaratiba, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Turquia, Bulgária, ganhando Menção Honrosa no Salão Nacional de Humor de Volta Redonda em 1998 com a caricatura do jogador Edmundo.
          Atualmente Dan desenvolve o 'Projeto Desenhando o Futuro' com oficina de desenho em escolas publicas e comunidades carentes para crianças e adolescentes dos municípios de Niterói e São Gonçalo na intenção de incentiva-las e a desenvolverem o talento que existem em cada uma delas.

CARICATURAS EM PASTEL SECO DO CARICATURISTA DAN
Abertura: 11 de Abril
Horário: 15 horas
Visitação: Até 31 de Maio
Horário:terça a sexta 11h às 17h e sábados, 12h às 16h
*Gratuito*
Local: Centro Cultural Abrigo de Bondes
Rua Marquês do Paraná, 100 - Niteroi - RJ



Outras Informações:

Assessoria de Imprensa

Mariana Pache

7707-5645/ 2620-8169



12 comentários:

  1. Ainda não tive tempo de ir, mas pretendo ir em breve.
    Ana Maria - Icaraí

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a exposição!

    ResponderExcluir
  3. Exposição muito legal!!!!!

    ResponderExcluir
  4. lEVAREI MEUS FILHOS NO FINAL DE SEMANA , UM PROGRAMA MARAVILHOSO E DE GRAÇA! =)

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena conferir, ótima exposição! Belas caricaturas assinadas pelo maravilhoso artista Dan. Sensacional!

    Paola B. - Sta. Rosa / Niteroi

    ResponderExcluir
  6. Já estive lá para ver e voltarei em outras oportunidades. Niterói precisa de mais espaços assim.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a exposição, e o espaço também é muito legal.
    Espero voltar em breve.

    ResponderExcluir
  8. QUERO PARABENIZAR A CASA DE CULTURA ABRIGO DE BONDES PELAS EXPOSIÇÕES QUE TEM REALIZADO, FICO MUITO CONTENTE EM SABER QUE NITERÓI TEM UM ESPAÇO ASSIM.

    ResponderExcluir
  9. Dimítrius Rabelo21 de maio de 2012 07:11

    Excelente espaço e uma programação de qualidade e muito bem pensada para o local. Parabéns pelo trabalho realizado sempre com muito cuidado e sensibilidade. A exposição está ótima!

    ResponderExcluir

Obrigado! Sua opinião é muito importante para nós.